EnterAgil

Como uma Pesquisa pode ajudar o seu negócio

Publicado sexta-feira, 28 de junho de 2019

Uma ferramenta fantástica que possibilita decisões com menor incerteza é a tão comentada Pesquisa, que é a coleta de informação junto ao público-alvo, para orientar o processo de tomada de decisão, o planejamento e/ou solucionar problemas reduzindo os riscos e a incerteza. 

A partir das informações obtidas na pesquisa, o empreendedor poderá entender com qual realidade ele está lidando.

Antes de iniciar uma pesquisa, é necessário que se tenha claro os objetivos que motivam a investigação, bem como o público (Target) e o ambiente que irá ser estudado. Assim, define-se o método que será utilizado na pesquisa e amostragem (número de pessoas estudadas).

A Pesquisa deve ser compreendida como um meio para obter informações e consequentemente dar base para a tomada de melhores decisões, garantindo assim, vantagem competitiva em comparação com seus concorrentes.

Em uma pesquisa, você poderá ter como objetivo:

 -Conhecimento e monitoramento do mercado

- Dimensionamento da demanda

- Estudo de preços

- Avaliação dos impactos causados pelas ações de marketing

- Compreensão de problemas e soluções

- Estudo do comportamento e necessidades do consumidor

Entre as ferramentas gratuitas mais usadas para essa finalidade estão o “GoogleDocs” e a “Survey Monkey”. Ambas são de fácil utilização e customização, permitem a criação de questionários e formulários que podem ser facilmente compartilhados com o público-alvo nas redes sociais ou por e-mail, além da vantagem que é a mesma agrupar os dados em uma planilha e também gerar gráficos que facilitam a análise.

Todas essas plataformas são compatíveis em versão mobile, ou seja, sua pesquisa pode ser feita durante uma ação de Marketing ou até mesmo um evento via Tablets. Isso com certeza mostrará ao mercado o quanto sua empresa está preocupada com os consumidores e o quanto ela se importa em evoluir.

Para isso, a EnterAgil pode ser uma ótima parceira para os seus negócios.

Se você souber usar essa ferramenta a seu favor, com certeza conseguirá mensurar resultados mais assertivos em sua empresa, pois o sucesso de qualquer produto e/ou serviço está diretamente ligado ao conhecimento adequado do mercado onde atuamos.