EnterAgil

Como escolher bons fornecedores?

Publicado quinta-feira, 23 de maio de 2019

Para construção de um evento de sucesso, com todas as dicas que já vimos até aqui, tudo deve ser pensado com calma e nos mínimos detalhes. Ao falar sobre a escolha dos fornecedores de todos os itens que irão compor suas ações, isso não poderia ser diferente.

 Após definir a forma jurídica da sua empresa e preparar o seu planejamento financeiro, o próximo passo é selecionar seus fornecedores. É necessário ter em mente exatamente aquilo que você deseja, o quanto está disposto a abrir mão do ideal por preço e principalmente, seus objetivos finais.

Procure por empresas que se adequem aos seguintes fatores para seleção:

- Qualidade

Caso você não queira ter nenhum tipo de dor de cabeça, esse SEMPRE deverá ser o item número 1 da sua lista. É um ponto indiscutível e inegociável independente de todos os outros itens a seguir. Um produto ou serviço de qualidade duvidosa é extremamente prejudicial para a reputação da sua marca. Lembre-se que ao final do dia, as pessoas lembraram do evento como um todo relacionado (APENAS) a sua marca e nem ao menos saberão a marca dos fornecedores.

- Serviço

Nada adiantará se o seu fornecedor oferecer um bom produto e um preço razoável, mas não entregar as encomendas a tempo para o seu evento. O prazo deve ser discutido com a mesma importância do preço pois é um fator crucial na entrega do produto. Solicite sempre confirmações e verificações de cada etapa por e-mail, para que tudo esteja formalizado no caso de qualquer problema. É uma obrigação do fornecedor fazer com que o prazo seja cumprido.

- Preço

Avalie seu planejamento financeiro e lembre-se de que abrir demais o budget para um produto/serviço significa ter que diminuí-lo em outros itens tão importantes quanto. Seus parceiros devem oferecer orçamentos que estejam dentro do esperado. Lembre-se, a intenção é gerar lucro com o seu evento e não o terminar no prejuízo.

- Diferencial

Os seus fornecedores devem estar sempre alinhados com o que você deseja e necessita para sua própria marca, isso significa trabalhar o tempo todo com os princípios alinhados para que não ocorra contradição. Um exemplo prático: Se sou uma empresa ecologicamente correta, sustentável, não posso escolher um fornecedor de brindes a base de plástico. Uma dica importantíssima é buscar referências, seja na internet, no Reclame Aqui, ou por meio dos comentários de outras empresas que já trabalharam anteriormente com esses fornecedores. Isso com certeza o ajudará a entender como a empresa trabalha, quais o possíveis problemas e facilidades você terá com cada uma delas e te ajudará a tomar uma decisão mais assertiva.